cartas de uno regras

ca?a niquel legalizado

Cartas de Uno Regras: Um Guia Completo

Introdu??o
As cartas de Uno s?o um jogo de cartas muito popular em todo o mundo. O objetivo do jogo é se livrar das cartas antes dos adversários, através da combina??o das cores e números. Neste artigo, iremos apresentar as regras completas do jogo “Cartas de Uno” e fornecer uma vis?o geral para permitir que você jogue e se divirta ao máximo.

1. Equipamento necessário
Para jogar “Cartas de Uno”, você vai precisar de um baralho especial de cartas de Uno, que contém 108 cartas numeradas de 0 a 9, divididas em quatro cores diferentes: vermelho, verde, amarelo e azul. Além disso, o baralho também inclui cartas especiais como “Inverter”, “Compra Duas”, “Pula” e “Coringa”.

2. Prepara??o
Antes de come?ar a jogar, embaralhe o baralho de cartas de Uno e distribua sete cartas para cada jogador. Coloque as cartas restantes viradas para baixo para formar um monte, conhecido como “monte de compra”. Em seguida, vire a carta do topo desse monte e coloque-a virada para cima ao lado. Essa carta será a primeira carta da pilha de descarte.

3. A ordem do jogo
O jogo segue uma ordem de jogada no sentido horário. O jogador à esquerda do dealer come?a o jogo.

4. Jogando o jogo
– As cartas devem ser jogadas na mesma cor ou número da carta anterior na pilha de descarte.
– Se um jogador n?o puder jogar, ele deve comprar uma carta do monte de compra. Se a carta comprada pode ser jogada imediatamente, o jogador a joga. Caso contrário, a vez passa para o próximo jogador.
– As cartas especiais têm efeitos diferentes:
a) “Inverter”: muda a dire??o do jogo, de horário para anti-horário ou vice-versa.
b) “Compra Duas”: o próximo jogador deve comprar duas cartas do monte de compra e passar a vez.
c) “Pula”: o próximo jogador é saltado e perde a vez.
d) “Coringa”: o jogador que joga essa carta escolhe a cor para continuar o jogo.

5. Cartas de a??o múltipla
As cartas de a??o múltipla, como “Compra Duas” e “Pula”, podem ser acumuladas em uma mesma jogada. Por exemplo, se um jogador joga a carta “Compra Duas” e o próximo jogador tem outra carta “Compra Duas”, ele pode jogá-la, resultando no próximo jogador comprando quatro cartas e perdendo a vez.

6. Cartas Coringas
As cartas Coringas s?o especiais, pois podem ser jogadas a qualquer momento, independentemente da cor ou número da última carta jogada. O jogador que joga uma carta Coringa deve escolher a próxima cor a ser jogada.

7. Uno
Quando um jogador tiver apenas uma carta em sua m?o, ele deve dizer “Uno” para alertar os outros jogadores. Se outro jogador perceber que o jogador do “Uno” n?o anunciou sua última carta, o jogador deve comprar duas cartas adicionais. No entanto, se o jogador do “Uno” foi capaz de jogar sua última carta antes de ser penalizado, o último jogador que tentou penalizá-lo deve comprar duas cartas em vez dele.

8. Fim do jogo
O jogo termina quando um jogador descarta todas as suas cartas. Os outros jogadores calculam os pontos de penalidade com base nas cartas n?o jogadas em suas m?os. As cartas numeradas têm um valor igual ao número impresso, enquanto as cartas de a??o (compra duas, pula) valem 20 pontos e as cartas Coringas valem 50 pontos cada. O jogador com o menor número de pontos é considerado o vencedor.

Conclus?o
As regras de “Cartas de Uno” s?o simples de entender, mas o jogo em si é muito divertido e desafiador. Com este guia completo, você deve estar pronto para reunir seus amigos e aproveitar horas de divers?o jogando “Cartas de Uno”. Aproveite!